quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Vox Populi aponta vantagem de 16 pontos de Dilma sobre Serra

Pesquisa mostra petista com 45% das intenções de voto e tucano com 29%.
Margem de erro é de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos.

Do G1, com informações da Reuters
imprimir

Pesquisa Vox Populi divulgada nesta terça (17) aponta a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, com uma vantagem de 16 pontos percentuais sobre o adversário José Serra (PSDB).

De acordo com o levantamento, divulgado pela TV Bandeirantes, Dilma tem 45% das intenções de voto e José Serra, 29%. Marina Silva (PV) aparece com 8%.

Os demais candidatos não atingiram 1% das intenções de voto. Dentre os entrevistados, 5% declararam voto branco ou nulo e outros 12% se disseram indecisos.

Na pesquisa anterior do instituto, divulgada em 23 de julho, Dilma tinha 41%, Serra aparecia com 33% e Marina tinha os mesmos 8%.

Dilma também está na frente, segundo o instituto, na pesquisa espontânea (em que não é apresentado ao entrevistado o cartão com os nomes dos candidatos), com 32% das indicações. Serra aparece em segundo, com 18% e Marina Silva vem em seguida com 5%. Nesse levantamento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não é candidato, foi citado por 3% dos entrevistados.

A margem de erro do Vox Populi é de 1,8 ponto percentual. O instituto entrevistou 3 mil pessoas em 219 municípios entre os dias 7 e 10 de agosto. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 22.956/10.

Nesta segunda (16), o Ibope indicou 11 pontos percentuais de vantagem para Dilma e, na sexta-feira, o Datafolha mostrou a petista oito pontos à frente.


Fonte: http://g1.globo.com/especiais/eleicoes-2010/noticia/2010/08/vox-populi-aponta-vantagem-de-16-pontos-de-dilma-sobre-serra.html

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Cortar o tempo

Cortar o tempo

Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias,
a que se deu o nome de ano,
foi um indivíduo genial.

Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.

Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente

Carlos Drummond de Andrade

Veja as taxas de Dilma, Serra e Marina por região e sexo, na pesquisa Ibope



17/08/2010 09h56 - Atualizado em 17/08/2010 10h19

Instituto divulgou levantamento de intenção de voto nesta segunda. Dilma, que tinha desvantagem até junho, superou Serra entre as mulheres.


Do G1, em Brasília
O Ibope divulgou nesta segunda-feira (16) uma nova pesquisa de intenção de voto para a Presidência da República. Os resultados principais foram publicados no mesmo dia pelo G1. Além dos números gerais, o instituto calculou as taxas dos candidatos por segmentos do eleitorado.
O quadro ao lado mostra as taxas de intenção de voto dos três principais candidatos, Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV), nas três últimas pesquisas nacionais do Ibope, uma com entrevistas feitas de 26 a 29 de julho, outra de 2 a 5 de agosto, e a terceira, de 12 a 15 de agosto.
Na média nacional, por exemplo, Dilma obteve 43% das intenções de voto, e Serra, 32%, na última pesquisa. Mas, contando apenas o Nordeste, Dilma teria 53%, e Serra, 24% (na pesquisa anterior, eram 46% e 27%, respectivamente). Se apenas o Sul fosse contado, Dilma teria 35%, e Serra, 44% (no levantamento anterior, eram 34% e 42%).
Sobre a pesquisa
O levantamento foi encomendado ao Ibope pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo" e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 23.548/2010. O Ibope ouviu 2.506 eleitores com mais de 16 anos em 174 municípios de quinta-feira (12) a domingo (15).
Na média nacional, o Ibope registrou que Dilma teve 43% das intenções de voto, Serra, 32%, e Marina, 8%. Dentre os demais candidatos – Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), Rui Costa Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU) –, nenhum alcançou 1% das intenções de voto. Os eleitores que responderam que votarão em branco ou nulo somaram 7% e os que se disseram indecisos, 9%.
A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Isso quer dizer que Dilma pode ter de 41% a 45%; Serra, de 30% a 34%; e Marina, de 6% a 10%.
Intenções por sexo
Dilma conseguiu reverter desvantagem em relação ao tucano entre o eleitorado feminino. Até junho, ela tinha menor intenção de votos, chegando ao empate técnico em julho, situação que se manteve em agosto. No levantamento desta segunda-feira, quando se leva em conta apenas o sexo do eleitor, Dilma Rousseff obteve 47% entre os homens e 39% entre as mulheres. No levantamento anterior, ela tinha 43% dos votos masculinos e 35% das mulheres.
O candidato José Serra teve 31% das intenções de voto dos eleitores do sexo masculino e 33% do feminino. Na pesquisa anterior, Serra tinha 33% das preferências do eleitorado masculino e 34% do feminino.

Fonte: http://g1.globo.com/especiais/eleicoes-2010/noticia/2010/08/veja-taxas-de-dilma-serra-e-marina-por-regiao-e-sexo-na-pesquisa-ibope.html