quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Poesias

O amor é grande e cabe nesta janela sobre o mar. O mar é grande e cabe na cama e no colchão de amar. O amor é grande e cabe no breve espaço de beijar.




Carlos Drummond de Andrade

O exame da OAB e a Fundação Getulio Vargas

05/08/2010 - 18h33


OAB contrata FGV para a realização do exame nacional

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA



A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) anunciou na quarta-feira (4) que contratou a FGV (Fundação Getúlio Vargas) para a organização e realização do exame nacional unificado.



A decisão foi tomada pelo Colégio de Presidentes de Seccionais da OAB e pela diretoria do Conselho Federal. O órgão rescindiu o contrato anterior que havia sido feito com a Cespe/UnB, da FUB (Fundação Universidade de Brasília).



Somente com a aprovação nesse exame os advogados recém-formados podem atuar no mercado profissional. No início desse ano, 18.720 candidatos, em 155 cidades do país, realizaram a prova, pela primeira vez unificada.



A segunda fase foi cancelada após suspeita de fraude, que teria provocado o vazamento de questões da prova. Em julho, a Polícia Federal indiciou cerca de cem pessoas suspeitas da fraude.



O presidente da OAB foi procurado para comentar a mudança, mas a assessoria de imprensa informou que ele estava viajando.

Dilma vence no primeiro turno

Pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta quinta-feira (5) mostra a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, com 41,6% das intenções de voto, dez pontos percentuais à frente do candidato do PSDB, José Serra, que tem 31,6%. Marina Silva (PV) aparece com 8,5%.




A pesquisa foi encomendada ao Institudo Sensus pela Confederação Nacional do Transporte. Entre 31 de julho e 2 de agosto, foram entrevistadas 2 mil pessoas em 136 municípios de 24 estados. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.



Entre os demais candidatos, Zé Maria (PSTU) aparece em quarto lugar na pesquisa, com 1,9%; Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) tem 1,7%; Eymael (PSDC), 0,5%; e Levy Fidelix (PRTB), 0,1%, mesmo índice de Rui Pimenta (PCO) e Ivan Pinheiro (PCB). Brancos e nulos somaram 3,4% e os entrevistados que não souberam ou não responderam totalizaram 10,9%.



Segundo turno



Em um eventual segundo turno entre Dilma e Serra, a petista venceria com 48,3% contra 36,6% das intenções de votos, segundo o instituto. No cenário simulado com a candidata do PV, a petista venceria com 55,7% contra 23,3% dos votos de Marina, informou o Sensus. Na simulação entre Serra e Marina, o tucano teria, de acordo com a pesquisa, 50% contra 27,8%.



Rejeição



A candidata do PT aparece com a menor margem de rejeição entre os principais candidatos. Dilma tem rejeição de 25,3% contra 30,8% de Serra e 29,7% de Marina.



“Como a Dilma vem sendo conhecida, ela vem crescendo nas pesquisas e também cresceu no desempenho por ter o apoio do presidente Lula. A queda do Serra também está ligado ao bom desempenho da Dilma e às críticas dele, porque, de certa forma, o eleitor não gosta muito de críticas”, analisou o presidente da CNT, Clesio Andrade.



Último levantamento



Na última rodada divulgada em 17 de maio, ainda na pré-campanha, o Sensus apontou a candidata petista pela primeira vez na frente de Serra, com 35,7% contra 33,2% do tucano, mas em situação de empate técnico por conta da margem de erro de 2,2 pontos percentuais. “Há uma intersecção na margem de erro”, afirmou Ricardo Guedes, do Instituto Sensus.



No cenário em que apenas Serra, Dilma e Marina foram apresentados aos entrevistados, o candidato do PSDB teve 37,8% e levou ligeira vantagem sobre Dilma que apareceu com 37%. Nessa situação, Marina tem 8%.



http://g1.globo.com/especiais/eleicoes-2010/noticia/2010/08/cntsensus-mostra-dilma-com-416-e-serra-com-316.html